Afeto é Fundamental para o Bem Estar dos Idosos

Ter um familiar idoso residente em uma casa de repouso é saber que ele está recebendo excelentes cuidados. Mas, é importante visitá-lo sempre que possível, pois o afeto e o amor da família são fundamentais para o bem estar dos idosos.

Dar afeto é uma troca e o ganho emocional é mútuo. Mas os benefícios se estendem também para a saúde do idoso que recebe a visita. A integração social do idoso estimula as funções cognitivas, alivia os sinais de depressão e diminui os índices de infecção. Manter uma boa comunicação com os familiares, fazendo as visitas aos idosos nas casas de repouso, cria a oportunidade de acompanhar sua saúde, segurança e bem-estar, além de trazer o sentimento de importância.

A presença da família pode ajudar o idoso a relembrar memórias positivas, estimulando a memória.Álbuns de fotografias e vídeos caseiros podem gerar felicidade para o idoso, embalada por emoção e nostalgia. Essas memórias podem ser benéficas para idosos com demência ou com problemas de memória.

A presença familiar estimula o idoso a se manter emocionalmente envolvido, conectado e menos solitário, até mesmo se for um membro distante. Um idoso precisa de referências e as visitas podem evitar depressão no idoso, isolamento social ou estresse emocional.

É importante o idoso saber que é amado. Compartilhar uns momentos com eles ao longo do ano é uma demonstração de afeto e a lembrança de que eles não foram esquecidos. Deixe-os saberem que continuam fazendo parte da família, não importa onde estejam.

Visitar seu familiar idoso na casa de repouso irá fazê-lo mais feliz, seja para criar uma festa alegre e memorável, um passeio silencioso ou simplesmente dividir um momento em família com comida e diversão.