ARTE COMO TERAPIA PARA IDOSOS

A arte pode ser usada como tratamento terapêutico de idosos de maneira bastante eficaz. De maneira geral, a arteterapia para idosos proporciona muitos benefícios para a saúde da terceira idade.

Atividades lúdicas tem ação direta nas terminações nervosas, localizadas nas pontas dos dedos ligadas ao cérebro, aumentando percepção, atenção, funções executivas e linguagem. Atividades cognitivas como leitura, escrita e jogos exercitam a memória, melhorando a qualidade de vida do idoso. Pintura, desenho e artesanato ajudam a manter o cérebro mais ativo, estimulando as funções sensoriais. Idosos que realizam atividades como crochê, tricô, trabalhos em madeira, pintura e colagem,reduzem as chances de apresentarem demência.

A essência da arteterapia para idosos é produzir criações estéticas e artísticas em prol da saúde. A mistura de cores, formas e texturas libera a criatividade adormecida de qualquer idoso. Muitos relembram desenhos, fatos e gostos que marcaram algum momento de sua vida, trazendo sensações de prazer e alegria.A arte é uma forma de expressão dos sentimentos do idoso, auxiliando na sua reorganização interna, funcionando como terapia regeneradora e elevando a auto estimado idoso, favorecendo a autonomia para atividades diárias.

A arteterapia para idosos atua explorando problemas e potencialidades do indivíduo, desenvolvendo habilidades físicas e emocionais através de experiências e linguagem variadas. O processo criativo pode ser um meio para reconciliar conflitos emocionais, estimulando o crescimento pessoal e criando vínculos. A interação social do idoso proporcionada pela arteterapia em grupo possibilita a criação de novas amizades. O convívio com outros idosos pode melhorar humor, evitando sentimentos negativos como tédio e solidão, podendo ser bastante eficaz em casos de depressão em idosos.

São utilizadas técnicas artísticas como pintura com giz, lápis ou tinta, sementes, vídeos e sons diversos da natureza para musicoterapia. Também são feitas atividades de colagem, recortes, expressão corporal, reciclagem e artesanato, entre outras técnicas para que os idosos interajam e criem suas próprias expressões.

A arteterapia para idosos é um tratamento terapêutico que utiliza a arte e diversos recursos de expressão para promoção do bem estar. Nenhum idoso precisa ter aptidões artísticas para praticar arteterapia, o importante é que o idoso se sinta seguro e estimulado a se expressar livremente.