Atividades Recreativas para Idosos

As Atividades Recreativas para Idosos têm como finalidade amenizar os efeitos negativos ocasionados pela chegada da velhice, através do estímulo das funções motoras e mentais, proporcionando maior contato e interação social. O objetivo é promover momentos de descontração e descoberta através de atividades interessantes, desafiantes e prazerosas, gerando um melhor funcionamento físico e senso de bem-estar no idoso. Essas atividades recreativas para idosos são  muito importantes para tornar mais agradável e prazerosa a vivência deles.

A falta de atividade pode ser um fator de risco para a depressão. Um idoso isolado, apático e sem interesse em realizar tarefas simples pode estar mais exposto à manifestação dessa doença. A atividade de recreação e lazer para idosos é fundamental no tratamento dessas pessoas.

As atividades recreativas para a terceira idade favorecem a capacidade de resistência, além de proporcionar maior socialização e sensação de bem-estar. É importante que nessas atividades para idosos não haja muito informação, nem explicações muito longas, não utilizem velocidade ou causem cansaço.

As atividades dedicadas à integração social da terceira idade geram um retorno extremamente significativo na saúde e bem estar de cada um dos participantes. Embora muitos pensem que envelhecer significa adoecer e afastar-se de tudo, a reabilitação física proporciona que a pessoa usufrua de uma vida com mais qualidade.

atividades_recreativas_para_idosos

Terapias através da arte e da música, ou atitudes simples, como tomar um chá com amigos, fazer uma caminhada ou até mexer com plantas em hortas são atividades recreativas essenciais na motivação de uma vida mais ativa para o idoso.

A musicaterapia tem função importante na restauração do equilíbrio físico, psicológico e espiritual dos idosos, proporcionando aumento no bem estar dessas pessoas e elevando suas condições de saúde. Acredita-se na influência da música como terapia complementar, preventiva e recuperadora, proporcionando recurso auto expressivo, no que se refere à harmonia do corpo e da mente. A música é uma rica linguagem de comunicação universal, pois possibilita ao ser humano a demonstração dos seus sentimentos e maior controle e manejo da dor, sendo utilizada em vários casos de enfermidades ou simplesmente, na contemplação da vida.

A arteterapia em idosos oferece às pessoas que estão nessa fase, uma sensação de conforto e relaxamento. Sendo uma atividade com aspectos lúdicos, proporciona sentimentos agradáveis, de resgate de emoções. Esse exercício possibilita reverter casos de ansiedade e sintomas de angústia e impaciência, muito comuns nesse momento da vida.

É crucial ressaltarmos que esse segmento terapêutico visa promover o bem estar do idoso, manter sua funcionalidade, retardar o avanço da demência, melhorar as condições de interação com os familiares e simultaneamente investir no bem estar da família. Deve ser explorada e utilizada da forma mais satisfatória possível, considerando as expectativas da família e limitações do paciente, para que haja harmonia durante qualquer tipo de intervenção.

cristina

Cristina Aguiar

Cristina Aguiar é publicitária, geminiana e chocólatra. Graduada pela Faculdade Integrada Cantareira, atua como designer gráfica na Gráfica Riomar. Escreve em blogs e sites. Interessa-se por artes e pelo SER humano.