Bem Estar na Terceira Idade

Com o aumento progressivo da expectativa de vida do brasileiro a cada ano, surge a preocupação das pessoas em envelhecerem bem. O maior segredo desse bem estar na terceira idade está na forma de encarar a velhice.

Cuidados iniciados na juventude, como alimentação equilibrada e saudável é um fator importante para entrar na casa dos 60 anos com mais vigor, energia e saúde.Para quem já passou dos 60, é preciso inserir no cardápio alimentos ricos em ômega 3, como linhaça, azeite de oliva, peixes, frutas e fibras, pois ajudam na saúde e bem estar dos idosos,controlando a gordura no organismo. Na alimentação de idosos é preciso ter cuidado com o leite, que deve ser sem gordura e com as carnes, que devem ser magras. No combate à osteoporose, alimentos ricos em cálcio, como laticínios, ovos, feijão branco, espinafre e sardinha são fundamentais.

Para prevenção do diabetes em idosos e outras doenças como obesidade, hipertensão, osteoporose e artrose, é importante a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. O álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando a oxigenação dos tecidos da pele. Os dois provocam danos nas células saudáveis do corpo, elevando as chances de problemas neurológicos como o Mal de Parkinson.

Aumentar a ingestão de água. Nutriente mais abundante no corpo humano, a água é fundamental no organismo, para mais qualidade de vida na terceira idade. Atuando no transporte de nutrientes para as células, equilíbrio da temperatura corporal, auxílio da digestão, absorção e secreção, proteção de infecções e eliminação de toxinas através da urina. O ideal é a ingestão de 2 litros de água por dia.

Dormir bem é outro fator de grande importância para o bem estar do idoso. Dormir pouco acelera o envelhecimento e o declínio cognitivo do cérebro, afetando o raciocínio. A privação de sono atrapalha a concentração e prejudica o bom funcionamento do metabolismo, gerando aumento do peso corporal. O ideal é descansar oito horas por noite.

Além da dieta dos idosos, outra coisa que não pode ficar de lado são os exames de rotina, como glicemia, hemograma, triglicerídeos, colesterol total e urina, que ajudam a identificar se está tudo em ordem com a saúde do idoso. Os exames diminuirão as chances de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), tumores e outras doenças crônicas.

Outro cuidado essencial para a qualidade de vida e bem estar do idoso está na prática de exercícios moderados e com acompanhamento médico. Além de prevenir e proteger o organismo de doenças físicas e da depressão, atividades físicas na terceira idade estimulam a autonomia e a coordenação motora, diminuindo o estresse e a ansiedade, colaborando no condicionamento físico. Atividades em grupo facilitam a integração social do idoso e atividades leves como 15 minutos de caminhada por dia, diminuem risco de mortalidade de idosos.

Cuidar da mente também é importante. Incentivar atividades de recreação para idosos como palavras cruzadas, leitura, musicoterapia e arterapia auxilia em novos aprendizados, promovendo relaxamento, estimulando o raciocínio e prevenindo a perda de memória.

É importante haver equilíbrio entre os potenciais e as limitações, inevitáveis no processo de envelhecimento. As doenças crônicas são comuns na terceira idade, mas a qualidade de vida do idoso pode ser mantida com criatividade e lazer, sem dispensa nos cuidados com a saúde.

O maior desafio é construir um mundo melhor para o envelhecimento, valorizando o idoso em toda a sua potência de vida e convivendo com sua vulnerabilidade. O maior propósito da velhice é a consciência, ter um olhar atento para o entardecer da vida. Precisamos preparar um mundo mais acolhedor, respeitoso e humano para os velhos do futuro próximo, que seremos nós.É possível envelhecer com qualidade de vida, mas precisamos nos esforçar para que isso aconteça.

Para que se obtenha qualidade de vida na terceira idade, os fatores principais são bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade ou espiritualidade, entre outros. Envelhecer com qualidade é estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas com relação ao futuro.