Cuidador de Idosos

Os avanços da medicina tem melhorado a qualidade de vida das pessoas, gerando aumento na expectativa de vida e maior número de idosos. Parte das pessoas nessa faixa etária goza de boa saúde, que lhes permite independência. No entanto, muitas necessitam de simples acompanhamento à ajuda para realizar tarefas simples de higiene pessoal e alimentação.

Quando um familiar idoso adoece e necessita de cuidados e acompanhamento integral, a família cuida com dedicação e afeto, atendendo da melhor forma possível às suas necessidades e bem estar do idoso. Porém, os familiares nem sempre estão preparados para realizar certas tarefas que vão progredindo conforme o avançar da idade ou evolução das doenças.

Essas pessoas possuem particularidades provenientes da idade avançada, que demandam principalmente maior atenção à saúde. Nesse cenário, uma ocupação se faz cada vez mais necessária, a de cuidador de idosos.

Para descobrir quando um familiar necessita de um cuidador de idoso 24 horas, verifique se as necessidades dele estão sendo atendidas, identificando situações de risco antes que elas ocorram.

O cuidador de idosos é um profissional qualificado para trabalhar em residências, casas de repouso, asilos, hotéis, spas, clubes, clínicas e hospitais. Ele atua na relação entre o idoso, a família e a equipe de saúde, e é preparado para cuidar de uma pessoa com ou sem necessidades especiais.

Seu papel principal é acompanhar e preservar a convivência social, valorizando a relação familiar do idoso.

A pessoa cuidadora de idosos tem como principal função zelar pelo bem-estar físico e emocional do idoso. Dependendo do grau de dependência do idoso, o cuidador de idosos é o responsável direto pela alimentação, higiene pessoal, medicação e lazer do idoso.

O cuidador de idosos deve ter equilíbrio emocional, paciência, responsabilidade, boas condições físicas, calma para lidar com situações de emergência e agilidade nas tomadas de decisões, e mais do que tudo, reconhecer seu próprio limite, buscando ajuda sempre que necessário. Essas características são fundamentais para esse papel tão importante, de ser responsável pelos cuidados com a vida de outra pessoa.

Quando o cuidador do idoso trabalha diretamente na residência, suas tarefas devem ser combinadas no ato da contratação. Este profissional pode auxiliar tanto na rotina diária dos idosos, como banho, alimentação, passeios, locomoção, hidratação, medicação e lazer, como na arrumação da casa, compra de suprimentos, idas aos médicos e pagamentos de contas.

No entanto, é bom reforçar que um bom cuidador de idosos faz apenas aquilo que a pessoa não tem condições de fazer sozinha. Todo idoso deve ser estimulado ao máximo em sua independência e individualidade, dentro das suas próprias limitações. Deve ser levado em conta o emocional, história de vida e emoções de cada pessoa.

Para ser um cuidador de idoso 24 horas a pessoa precisa gostar de trabalhar com gente, pois essa função exercita muito o lado humano. É preciso ter muita paciência, já que alguns idosos sofrem de doenças bem graves, que os deixam fora da realidade, sem conseguir se expressar direito, o que pode dificultar muito o trabalho. Outra coisa muito importante, na hora de contratar um cuidador de idosos para a residência, obtenha referências de empregos anteriores e certifique-se que a pessoa é capaz de exercer a função sozinha. Muitas famílias contratam mais de um cuidador, para revezar e passar as noites, sem contar com as folgas e fins de semana. Normalmente o cuidador passa o dia todo com o idoso e, em alguns casos, também pode dormir na residência para maior segurança do idoso.

Para um cuidador de idosos trabalhar em uma casa de repouso, é necessário ter cursos ligado à área da saúde, já que nesses locais, para melhor atendimento e segurança dos idosos, as funções exigem um conhecimento básico de enfermagem e primeiros-socorros, entre outros.

Muitas vezes a família não tem como acompanhar 24 horas por dia o idoso que tem a necessidade de monitoração constante e auxílio nas tarefas domésticas e atividades cotidianas. Nesses casos, uma das soluções é contar com os serviços especializados de uma casa de repouso. A Casa de Repouso Bem Me Care possui uma equipe qualificada com cuidadores de idosos, enfermeiros, médicos e nutricionistas, entre outros profissionais da área da saúde, pronta para atender às necessidades do seu ente querido.