Atividades Recreativas

Só porque alguém tem mais de 80 anos de idade não significa que tem de passar os seus dias enfiados em casa em frente à televisão!

São essenciais as Atividades Recreativas para motivar o idoso a sair de casa e ter algum tipo de vida social, nem que sejam ir tomar um chá com os amigos todas às semanas, dar uma pequena caminhada, ouvir e cantar uma boa música ou até mexer com plantas em hortas.

Sempre que puder, a família também deve estar presente para fazer companhia ao idoso.

A companhia física, o carinho e uma boa conversa com a família é o melhor presente que pode dar a um idoso que, com a sua experiência de vida, tem sempre histórias para contar.

Além disso, é importante manter o idoso a par das notícias do seu círculo pessoal e até do mundo, para que não sintam que estão a ser esquecidos, simplesmente porque já são “velhos” e “não vão entender”!

Para isso, recomendamos para o tratamento humanizado com o idosos as seguintes atividades recreativas para idosos:

Musicoterapia

Trabalha através de músicas da época, a memória do idoso e movimentos corporais.

Oficinas Arte Terapêuticas

Uso das “Memórias” capacidade motora Grossa (Sentar, usar os braços, pernas e pés, andar); e Fina (Escrever, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, criar peças de arte, mover olhos e lábios) ou Ocular (caracterizadas por sinais de imperfeição e lentidão motoras, dislexia, disortográfica, dentre outras).

Condicionamento Físico

Efeitos antropométricos, efeitos metabólicos, efeitos cognitivos e psicossociais, efeitos nas quedas e efeito terapêutico.

Contamento de História

Durante séculos, a narrativa dos livros mudava a rotina de comunidades. Por ser um processo de inclusão, trazer bem-estar e uma mensagem em cada conto, ou história criada na hora e o teatro existente nas encenações.

 

Ver Fotos das Atividades Recreativas!

Acompanhamento para idosos