Psicologia Familiar

O envelhecimento é um processo normal, individual e gradativo de cada ser humano que caracteriza uma etapa da vida onde ocorrem modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas em conseqüência da ação do tempo.

É uma fase onde ocorrem manifestações somáticas no ciclo natural da vida, pois se caracteriza pela perda progressiva da capacidade de adaptação e de reserva do organismo diante das mudanças que irão influenciar de maneira decisiva na vida e na saúde dos idosos.

Devido a tais fatores, a Casa de Repouso Mooca BEM ME CARE dispõe de Psicologia Familiar para atender as necessidades e promover a independência do idoso.

O trilhar do envelhecimento dependerá das trajetórias de vida de cada indivíduo, tornando-se singular e único em alguns aspectos dependendo de cada vivência de forma individual.

Nossos Psicólogos Terapêuticos são focados em prestar total assistência emocional e física para que nossos pacientes mantenham uma vida completa e digna e que possam continuar usufruindo, com seus familiares, dos bons momentos de suas vidas! J

.Como fazer?:
Quando os idosos chegam a certa idade, é natural que os filhos pensem logo num local onde terão cuidados 24 horas por dia, caso de um Lar para Idoso, como uma Casa de Repouso. É importante que fale com o idoso acerca deste plano.

.Viver num Lar de Idoso / Viver em Família: É importante escolher um lar que combine na perfeição com a personalidade do idoso, por isso, visite a Casa de Repouso Mooca BEM ME CARE e peça referências aos seus amigos e conhecidos. Uma vez instalado no Lar para Idoso, é importante que visite freqüentemente o idoso, planejando também saídas ou fins-de-semana passados em família.

Lar de Idoso Seguro: Para os filhos que preferem continuar a viver com os idosos nos seus lares, os cuidados mais importantes passam pela segurança em casa, sendo respectivamente:

– Certifique-se que a casa está bem iluminada e que existem luzes de presença para a noite;
– Tenha em conta a disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade dos idosos;
– Evite a existência de tapetes escorregadios;
– Adapte o WC/banheiro com barras de apoio;
– Coloque os números de telefone da família, vizinhos e amigos junto ao telefone, escritos em números bem visíveis;
– Veja se na cozinha têm tudo o que precisam à mão, para evitar que o idoso suba para cadeiras ou bancos;
– Faça o mesmo com os restantes armários, colocando o que mais utilizam em prateleiras mais baixas;
– Entre diversas outras situações que auxiliam constantemente o idoso em sua vida diária.

Para viabilizar essas situações, diversos recursos financeiros são necessários por parte da família para hospedar corretamente os idosos. Neste caso, estude sempre junto ao paciente a possibilidade de utilizar toda a infra-estrutura adequada que uma Casa de Repouso possa oferecer.

.Ajuda Externa: Por mais independente que seja um idoso, os Cuidados de Idosos gerais que eles necessitam podem passar por alguma ou até muita ajuda externa. Um idoso pode precisar de ajuda para fazer a sua higiene pessoal, para ir às compras e/ou confeccionar as suas refeições, para efetuar a limpeza da casa, para ir ao médico, ver o correio e pagar as contas, entre muitas outras tarefas do dia-a-dia.

É importante delinear um plano de para decidir quem vai fazer o quê e quando, comunicando tudo isto ao idoso para que ele saiba aquilo com que se pode contar. Se tiver que faltar a um compromisso prévio com o idoso, avise-o previamente e encontre uma alternativa como Acompanhamento Externo 24h.

Conheça-nos!

Casa de Repouso Mooca BEM ME CARE.
Casa de Repouso.
Cuidados de Idosos.
Acompanhamento Externo 24h.

 

Acompanhamento para idosos