Reabilitação Física

A atividade física regular surge como um meio de promoção de saúde e qualidade de vida. Observa-se que a implementação de programas de Reabilitação Física só é possível quando são averiguadas as características e necessidades dos idosos.

Sob a ação do processo de envelhecimento, aumenta-se a vulnerabilidade física, prejudicando a capacidade funcional e aumentando as chances de fragilidade em Cuidados com Idosos.

Um idoso mais frágil apresenta doenças crônicas e possuem algumas limitações quanto ao exercício de atividades de vida diária e clinicamente, apresenta alterações que levam a maior vulnerabilidade biológica. Como por exemplo, a perda de peso, a diminuição da capacidade imunológica, as limitações vasculares, neurológicas e sensoriais, gerando um rápido declínio do estado de saúde e da sua capacidade funcional.

Neste momento em que defini-se qual o idoso que precisa de cuidados e de Reabilitação Física, inicia-se o trabalho cujo o resultado será o total de restabelecimento da capacidade funcional, melhora nas atividades, na busca da autonomia e da independência melhorando em muito a Qualidade de Vida dos Idosos.

A Reabilitação Física é um conjunto de intervenções avaliativas, diagnósticas e terapêuticas, cuja proposta é restaurar a habilidade funcional ou aumentar a capacidade funcional residual em idosos com deficiências incapacitantes, otimizando o potencial individual.

A Reabilitação Física para Idosos visa otimizar a capacidade funcional, enfatizando a reabilitação preventiva, através da intervenção precoce, que visa à promoção do envelhecimento saudável e a manutenção ou à recuperação máxima da capacidade funcional.

Conheça-nos!

Acompanhamento para idosos