Cuidados na Higiene dos Idosos

Muitas vezes, o avançar da idade causa perda da capacidade para cuidar de si mesmo e, conseqüentemente, da higiene pessoal do idoso. A higiene íntima dos idosos é importante para a prevenção de infecções, assaduras e possíveis lesões. Por diversas razões, alguns idosos não têm o costume de tomar banho diariamente, nem mantém adequadamente hábitos comuns de limpeza. É preciso orientar o idoso e seu cuidador sobre a importância de se realizar devidamente a higiene pessoal.

A lavagem das mãos é muito importante, pois tem o objetivo de prevenir infecções, portanto todos os cuidadores e familiares devem realizá-la antes e depois de qualquer cuidado realizado com o idoso. Da mesma maneira devemos manter todos os objetos, utensílios, roupas e equipamentos utilizados com o idoso, sempre bem limpos.

Os idosos são mais propensos a adquirir infecções justamente pelos diversos problemas de saúde que geralmente os acometem e pela diminuição da proteção do sistema imunológico. A higiene corporal do idoso, além de proporcionar conforto e bem-estar, é um fator importante para a recuperação da saúde.

A higiene oral do idoso, boa alimentação e visita regular ao dentista são de extrema importância para a sua saúde geral, inclusive para os que utilizam prótese dentária, pois podem estar mal instaladas, o que faz com que o resto dos alimentos permaneça indevidamente nos espaços em torno da mesma. Durante a limpeza da boca, o cuidador deve observar a presença de feridas nas bochechas, gengivas, lábios e embaixo da língua e comunicar à equipe de saúde. É comum que pessoas doentes tenham o apetite diminuído, mas é preciso estar atento. A recusa em se alimentar ou a agitação no horário das refeições pode ser decorrente de prótese mal adaptada, cárie, dentes fraturados, feridas, alterações e inflamação das gengivas.

A forma como um idoso se veste diz muito sobre a sua higiene pessoal. Muitas vezes, os idosos têm dificuldade em se movimentar, mas isso não quer dizer que sejam desleixados na sua maneira de vestir. O ideal é usar roupas mais largas, práticas e confortáveis, sempre levando em consideração as condições climáticas e o conforto psicológico associado ao bem-estar do idoso, assim como ele sentir-se confortável e seguro.

A barba do idoso deve ser feita com lâminas comuns ou com um barbeador elétrico. Além de reduzir o crescimento de bactérias, o barbear melhora o conforto do paciente ao remover pelos que poderiam provocar irritações e produzir uma aparência descuidada.

higiene_idosos

Depoimento:

“Antes de conhecermos a Casa de Repouso Bem Me Care, minhas duas tias idosas estavam morando em sua própria residência, sob os cuidados de uma cuidadora. Em apenas um mês, a diferença foi enorme, elas ficaram com um astral muito melhor e uma aparência muito mais saudável, principalmente no que se refere aos cuidados pessoais e higiene delas, não tem nem como compararmos. É muito bom contar com a Casa de Repouso Bem Me Care nos cuidados com minhas tias.”  – Silvia Érica Bacco

Um dos aspetos mais importantes na higiene de um idoso, o banho deve ser diário, feito no chuveiro, banheira ou na cama. Um bom banho evita as irritações de pele e previne o corpo contra o aparecimento de infecções. Ao final do banho no idoso, é aconselhável a colocação de cremes hidratantes nos pés e braços, para fortalecer e tornar a pele mais resistente. Para evitar acidentes e também facilitar o trabalho dos cuidadores, o ideal é a adaptação do banheiro às necessidades e condições de cada idoso. Alguns cuidados e acessórios que fazem toda a diferença são barras de apoio, portas de correr, poucos móveis para se ter mais espaço para a locomoção, fácil acesso de toalhas, sabonetes e outros produtos de banho, boa iluminação, suavização de quinas para se evitar acidentes e quedas e aparelhos de emergência, caso precisem de ajuda.

Cuidados nos cabelos dos idosos como pentear e escovar, estimulam a circulação do couro cabeludo, removem células mortas e resíduos, e distribuem os óleos do cabelo para produzir uma aparência saudável. A limpeza remove sujeiras e óleos antigos, ajudando a prevenir irritações na pele. A lavagem diária e boa enxugamento dos pés, bem como uma aparada regular nas unhas, promovem a limpeza, impedem infecções, estimulam a circulação e controlam o odor ao remover resíduos entre dedos e unhas. Esse tipo de procedimento será particularmente importante no caso de pacientes acamados, ou que possuam uma predisposição especial a infecções.

Os cuidados com o idoso antes de dormir satisfazem as necessidades físicas e fisiológicas do paciente em preparação ao repouso. Por outro lado, o cuidado ineficiente pode contribuir para a insônia, o que pode intensificar a ansiedade do paciente e interferir com o tratamento e a recuperação. Se o idoso tem dificuldades de se levantar sozinho, precisa de ajuda e também se usa fraldas é importante manter um lençol móvel para auxiliar na movimentação. O colchão deve ser confortável e adequado para a necessidade de cada idoso.

cristina_aguiar

Cristina Aguiar

Cristina Aguiar é publicitária, geminiana e chocólatra. Graduada pela Faculdade Integrada Cantareira, atua como designer gráfica na Gráfica Riomar. Escreve em blogs e sites. Interessa-se por artes e pelo SER humano.