Envelhecimento com Saúde

O envelhecimento é um processo que abrange não só a dimensão biológica, mas também dimensões mais amplas do ser humano, como a existencial, cultural e social. Biologicamente, envelhecer significa perder reserva funcional, isto é, o organismo apresenta alterações funcionais nos órgãos e sistemas, que tornam o indivíduo mais vulnerável ás situações estressantes como, por exemplo, uma infecção. Já sob o ponto de vista existencial e sócio-cultural, o envelhecimento traz alterações na relação do indivíduo com o meio em que vive e consigo mesmo.

O processo de envelhecimento é muito heterogêneo e ocorre de maneira diferente em cada indivíduo, sendo que pessoas diferentes podem ter a mesma idade cronológica, mas dependendo da maneira que vivenciaram sua existência, associado a fatores como doenças e fatores genéticos, podem apresentar capacidades funcionais muito distintas. Dessa forma, na velhice, mais do que a ausência de doenças, o conceito de saúde implica em manutenção da capacidade funcional e da autonomia do idoso.

Portanto, tendo em vista que o conceito de saúde na velhice é muito mais amplo, abrangente e não significa ausência de doenças, o idoso necessita de uma abordagem ampla, multidisciplinar e que abranja todas as dimensões do processo de envelhecimento, que permita e tenha o foco na manutenção de sua funcionalidade.

Dra. Diana França
CRM: 97537
dsofranca@gmail.com