Escolhendo a Casa de Repouso Ideal

Escolher a Casa de Repouso ideal para um familiar idoso pode ser uma situação preocupante e estressante para algumas pessoas. É comum surgir sentimentos como insegurança e preocupação. Para que a escolha seja bem feita, é importante considerar algumas questões. Muitos quesitos deverão ser considerados para determinar o sucesso dessa escolha.

Em todo o mundo a quantidade de idosos cresce a cada dia, muito rapidamente. Em nosso convívio familiar temos cada vez mais idosos, a quem queremos proporcionar conforto, segurança, felicidade e qualidade de vida. Em alguns casos, os idosos poderão vir a sofrer com problemas de dependência, decorrentes da idade ou causados por problemas de saúde.

Existem também muitos idosos lúcidos e com perfeito discernimento que optam e planejam, por decisão própria, viverem em uma casa de repouso. Essas pessoas buscam por praticidade, conforto, sociabilidade e outras razões pessoais. A maioria busca por companhia e segurança.

É muito importante, caso haja condições, que o idoso participe da escolha da casa de repouso. Ele se sentirá muito mais incluído em comparação aos que não são consultados sobre esse assunto. Claro que isso só ocorrerá nos casos em que os idosos possuem condições de opinar, para não se sentirem abandonados.

A escolha certa da casa de repouso deve considerar as necessidades pessoais e emocionais de cada pessoa. Existe o período de adaptação ao novo ambiente, mas é importante que o idoso se sinta seguro e feliz com seu novo local de moradia e que relacione-se bem com as pessoas que irão cuidar dele.

Outro item a ser avaliado é a localização. O ideal é escolher um local próximo da moradia ou do trabalho dos familiares, para que se tenha maior facilidade de acesso. A segurança também é muito importante.

Verifique as instalações do local, se é adaptado e as condições de higiene, se a equipe é qualificada para as necessidades individuais de cada idoso e se todos os serviços oferecidos suprem essas necessidades. Verifique também as demais informações sobre o funcionamento do espaço como cozinha, farmácia, cuidados médicos, horários e procedimentos em casos de emergência.

Outro detalhe fundamental é na parte de lazer oferecida pela casa de repouso. São essenciais as Atividades Recreativas para motivar o idoso a sair e se socializar, fazer uma pequena caminhada, ouvir e cantar uma boa música, desenhar ou mexer com plantas em hortas.

Cada um dos desses itens deve ser avaliado com cuidado, pois a escolha da Casa de Repouso em que você hospedará seu familiar deve ser bastante criteriosa e detalhada, para garantir que seu familiar querido tenha qualidade de vida, segurança e o conforto que ele precisa para viver bem. Dessa forma, você e sua família terão a tranqüilidade de que o seu idoso será bem cuidado por pessoas competentes e carinhosas.