Enfermagem Domiciliar e Outros Serviços

Um familiar com necessidades especiais merece todo conforto, cuidado e atenção que um atendimento home care pode proporcionar nesse momento tão delicado da vida.

A assistência domiciliar de enfermagem possibilita o melhor tratamento possível, com profissionais atentos, dedicados e qualificados. Além disso, os serviços de enfermagem domiciliar reduzem o estresse e diminuem o risco de infecção hospitalar.

Acupuntura para idosos

A acupuntura para idosos tem um papel importante na melhora da qualidade de vida desses pacientes, ajudando no tratamento de dores, insônia e ansiedade.

Sem contraindicações e com muitos efeitos benéficos terapêuticos, a acupuntura em idosos possibilita em alguns casos, redução da quantidade de medicamentos e seus efeitos colaterais, como gastrite causada por anti-inflamatórios, por exemplo. Esse tratamento proporciona mais qualidade de vida.

No idoso frágil, o tratamento tem peculiaridades, de acordo com as condições da pessoa. A acupuntura em geriatria hoje é reconhecida como especialidade médica, podendo ser aplicada como tratamento complementar para fibromialgia, artrite, lombalgia, reabilitação de AVC, dores em geral, asma, náuseas e vômitos pós-operatórios e pós-quimioterapia.

Fonoaudiologia domiciliar

Com a fonoaudiologia home care é possível disponibilizar atendimento personalizado e programado conforme as necessidades de cada paciente, com intuito de alcançar um tratamento intensivo mais eficaz.

Além disso, a fonoaudiologia domiciliar proporciona muito mais conforto para o idoso com atendimento humanizado e foco nos resultados. A relação custo-benefício da fonoaudiologia home care é visível, com redução de tempo, esforços e gastos de locomoção, além de gerar maior liberdade de expressão do paciente, por estar em seu ambiente familiar.

Nutricionista Domiciliar para Idosos

Embora o senso comum considere o início da terceira idade por volta dos 65 anos de idade, muitos fatores influenciam velocidade e intensidade do processo de envelhecimento de cada pessoa. Meio ambiente, estilo de vida, hábitos, estado psicológico, entre outros fatores, interferem no processo de envelhecimento. A alimentação ao longo da vida é um deles.

A escolha dos alimentos e hábitos de alimentação são afetados não apenas pela preferência, mas também pelas transformações que acompanham a experiência de envelhecer em nossa sociedade. A alimentação dos idosos muda se eles moram sozinhos, com familiares ou em instituições, tudo isso afeta o que eles comem.

Nos idosos, os intestinos vão perdendo força muscular, prejudicando digestão e absorção. É importante uma dieta para idoso equilibrada, rica em fibras e líquidos. A perda de peso e o declínio da massa corporal magra levam a necessidades diminuídas de calorias. Pode ser evitável ou reversível com a prática de atividades físicas. Na velhice, também ocorre diminuição dos sentidos de olfato e paladar que reduzem o apetite, além da visão diminuída que pode dificultar a compra e preparação dos alimentos. O pâncreas secreta menos insulina, causando metabolismo anormal de glicose. É preciso cuidado para não desenvolver diabetes ou ter um controle especial na alimentação para idosos diabéticos.

Todo alimento possui vários nutrientes que exercem diferentes funções no organismo. A nutrição para idosos é importante para elaboração de dietas que reúnam os alimentos de acordo com os grupos de nutrientes e a função que exercem.Na alimentação do idoso, uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de todos os nutrientes, ou seja, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras, não esquecendo da água.

O serviço de nutricionista domiciliar é ideal para solucionar essas questões da alimentação saudável para idosos. O atendimento home care analisa a realidade e identifica as necessidades individuais do idoso, suas condições de saúde e hábitos, elaborando dietas especiais para idosos.

Geriatria Domiciliar

Através do atendimento médico domiciliar, o médico geriatra é especializado em atender o idoso nas alterações decorrentes de doenças dessa fase da vida, diferenciando as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas típicas do processo natural de envelhecimento. Um idoso com doenças crônicas controladas pode ser considerado saudável, quando comparado com outro idoso da mesma idade, com incapacidades e sequelas de doenças não controladas. Para o geriatra domiciliar, o tratamento bem sucedido é aquele que além de tratar e controlar as doenças, preserva a autonomia e a independência do idoso.

O atendimento médico geriatra engloba todo o universo dos idosos, como cuidados de reumatologia, oncologia, neurologia e ortopedia. Idosos precisam de cuidados especiais, ainda mais com as possíveis dificuldades de locomoção para ida à consulta médica. O serviço de atendimento home care domiciliar oferece acompanhamento hospitalar para facilitar a condução da pessoa ao consultório. É por isso que cuidar de um idoso vai muito além da questão de saúde. É preciso entender toda a sua realidade para suprir suas necessidades, de forma que tudo fique sempre mais confortável para ele.

Fisioterapia Domiciliar

A fisioterapia domiciliar ajuda a melhorar a qualidade de vida dos idosos, pois dispõe de técnicas e métodos direcionados em curar, prevenir e reabilitar. O diferencial da fisioterapia em casa é a readaptação ao ambiente, priorizando a reabilitação para a independência funcional e realização das atividades do dia a dia.Além dos cuidados preventivos, a fisioterapia home care também pode ser aplicada para cuidados paliativos, promovendo melhoria na qualidade de vida, principalmente em idosos acamados.Assim, permite ao doente uma reabilitação, sem que necessite abdicar do ambiente familiar, permitindo maior interação com a família, deixando o momento mais confortável e seguro.

A fisioterapia domiciliar sp é feita através de técnicas e métodos manuais ou com aparelhos, que proporcionam vários métodos terapêuticos. Entre os benefícios da fisioterapia domiciliar, podemos destacar a redução dos custos, flexibilidade nos horários de atendimento e menor exposição à infecção hospitalar, ainda mais em pessoas tão fragilizadas quanto os idosos. Além disso, o atendimento feito no conforto domiciliar é priorizado, personalizado e possibilita participação e convivência com o familiar. A fisioterapia domiciliar home care oferece atendimento em diversas especialidades, como fisioterapia respiratória, neurológica, motora, geriátrica, oncológica, ortopédica e reumatológica.

Acompanhamento para idosos