Incontinência Urinária no Idoso

Mulheres e idosos são os mais atingidos pela incontinência urinária devido a fatores físicos, a anatomia pélvica da mulher é muito mais frágil do que a do homem. A uretra da mulher é menor e sua pelve é mais frágil. Durante o processo de envelhecimento, essas diferenças são acentuadas.

A região pélvica é composta por grupos de músculos e ligamentos que se localizam entre os ossos púbis e cóccix. Uma das principais funções desta estrutura é controlar a continência urinária e fecal. Com o passar dos anos, esses músculos são enfraquecidos, podendo acarretar a perda de urina frequente.

Algumas doenças do sistema nervoso, como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla podem causar a Síndrome da Incontinência Urinária. Nesses casos a incontinência aparece porque a pessoa já não reconhece os sinais de que precisa urinar ou defecar.

idosos_incontinencia_urinaria

Tratamento da Incontinência Urinária

tratamento da incontinência urinária de esforço nos casos em que há pequena perda de urina é feito primeiramente com o uso de medidas comportamentais, como horários determinados para ir ao banheiro, dieta para regular o funcionamento do intestino e exercícios monitorados para a musculatura da pelve. Já nos casos mais graves, é recomendado uma intervenção cirúrgica.

O tratamento da incontinência urinária de urgência é feito com medicação (anticolinérgicos) e restrição de alimentos que causam irritação na vesícula, como cafeína, refrigerantes e condimentos. Exercícios da musculatura pélvica também são muito eficazes e ajudam na estabilidade da bexiga.

Muitas pessoas acreditam que a incontinência urinária é algo próprio da terceira idade e que não há como evitar esse incômodo, mas isso deve ser encarado como algo normal. Acompanhamento médico especializado feito por urologista e geriatra, somado ao tratamento adequado possibilita a reconquista da qualidade de vida e diminuição das privações causadas pelo problema.

cristina

Cristina Aguiar

Cristina Aguiar é publicitária, geminiana e chocólatra. Graduada pela Faculdade Integrada Cantareira, atua como designer gráfica na Gráfica Riomar. Escreve em blogs e sites. Interessa-se por artes e pelo SER humano.