Integração Social do Idoso

A perda dos recursos físicos, mentais e sociais dos idosos, causada pelo avançar da idade, pode gerar sentimentos de desamparo e fragilidade nos idosos. Não somente para si mesmos, mas também diante de seus familiares e de toda a sociedade como um todo, principalmente no que se refere às tomadas de decisões das próprias questões cotidianas. Sendo assim, muitas vezes o idoso é visto como uma pessoa improdutiva e ultrapassada e pouco se tem feito para recuperar sua identidade e elevar sua auto-estima.

O projeto de integração social do idoso objetiva viabilizar a socialização e a integração dos grupos de idosos que são assistidos pela Casa de Repouso Bem Me Care, além de estimular o espírito solidário da equipe, distribuindo aos idosos muita alegria e descontração através de atividades de interação com música, jogos recreativos, artes plásticas e artesanato. Festejos dos dias comemorativos, como dia das mães, dos pais, festa junina e Natal são comemorados a fim de promover a integração social dos idosos e proporcionar a eles momentos agradáveis.

As atividades propostas são executadas com tratamento humanizado, onde a equipe não mede esforços para realizar as atividades propostas, com muitas brincadeiras musicais, chá da tarde, dia do circo e jogos. O estímulo do espírito solidário da equipe leva aos idosos um pouco de alegria e descontração, fazendo com que a rotina seja quebrada e eles possam recordar seu passado, cantar, dançar e descontrair através de disputadas partidas de dominó e bingo. Essas atividades permitem um entendimento maior sobre as dificuldades que o processo de envelhecimento traz às pessoas, e a integração da equipe faz toda a diferença no bem estar dos idosos.

A integração social dos idosos promove um sentido de significado e propósito para a vida, pois reforçam um sentimento de pertencimento perante a sociedade, que afeta positivamente a saúde dos indivíduos, promovendo bem estar. É importante estimular as interações sociais entre os idosos, pois isso fortalece a auto-estima e a segurança, diminuindo o sentimento de dependência, que pode ser tão devastador para a saúde de um idoso quanto qualquer doença de caráter físico. A capacidade e a possibilidade de ajudar, de participar como sujeito ativo nas interações sociais, podem promover resultados positivos na saúde, principalmente no que se refere à saúde mental das pessoas idosas.

cristina_aguiar

Cristina Aguiar

Cristina Aguiar é publicitária, geminiana e chocólatra. Graduada pela Faculdade Integrada Cantareira, atua como designer gráfica na Gráfica Riomar. Escreve em blogs e sites. Interessa-se por artes e pelo SER humano.