ATIVIDADES RECREATIVAS PARA IDOSOS EM CASAS DE REPOUSO

Promover atividades recreativas para idosos em casas de repouso estimula a vida social da terceira idade. Através de atividades feitas na casa de repouso, como musicoterapia, oficinas de arte terapêuticas e exercícios leves, há a preocupação de praticar um tratamento humanizado com os idosos, melhorando sua saúde e qualidade de vida.

A musicoterapia estimula a memória, através de músicas de época e movimentos corporais. Dessa forma, a técnica desperta sentimentos de nostalgia, estimulando emoções nos idosos.

Já as oficinas de arte terapêuticas trabalham com várias funções cognitivas do idoso. O uso das memórias estimula as capacidades motoras como sentar, andar, usar braços, pernas e pés, como também escrever, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, criar peças de arte, mover olhos e lábios. É uma ótima maneira de combater sinais de imperfeição oculares, lentidão motora e dislexia, entre outras.

Também é importante promover a integração social do idoso, com atividades como narração de histórias. Esse processo de inclusão do idoso gera bem-estar, além de exercitar raciocínio e capacidade de comunicação do idoso.

Por fim, através de exercícios leves com acompanhamento médico, há uma promoção da melhora no condicionamento físico do idoso, com efeitos antropométricos, metabólicos, cognitivos e psicossociais. Com esses exercícios, costuma haver visível melhora na coordenação motora, com diminuição de quedas e efeito terapêutico.

As atividades recreativas para idosos têm como objetivo motivar a vida social do idoso,através de maior interação com outros idosos residentes na casa de repouso, os profissionais de saúde e os familiares do idoso. É fundamental a participação da família,não só nesse processo terapêutico, mas na vida do idoso.A companhia física, a atenção e o carinho é a melhor terapia que um idoso pode ter de sua família.