CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO CONFORTO DO SEU LAR

O atendimento domiciliar ou home care é o serviço de assistência de saúde realizado na casa do paciente. O atendimento domiciliar home care pode ser contratado via plano de saúde ou particular, diretamente com o Grupo Bem Me Care Saúde. Nele, é possível contar com a atenção domiciliar de enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais no conforto da residência do próprio paciente, seja qual for sua idade, patologia ou condição médica.

O atendimento domiciliar home care pode ser solicitado tanto pelo paciente que tem alguma dificuldade de locomoção permanente ou momentânea, ou simplesmente por preferência, comodismo e praticidade. A enfermagem domiciliar home care pode ser solicitada diante de alguma doença momentânea, crônica, depois de algum acidente, após um nascimento, para os cuidados do bebê ou da mãe, ou após uma cirurgia.

Muitas vezes, o atendimento home care é feito sob recomendação médica, quando algum paciente ainda inspira certos cuidados de enfermagem, mas já não depende de cuidados realizados exclusivamente em uma estrutura hospitalar. Em alguns casos da enfermagem atendimento domiciliar, pode ser requerida a internação domiciliar, onde os pacientes recebem uma série de cuidados monitorados por profissionais de saúde, mas que podem ser feitos na casa do paciente. Dessa forma, o atendimento domiciliar proporciona mais segurança e conforto para um tratamento adequado do enfermo.

MAS AFINAL, CUIDADOS DE ENFERMAGEM, O QUE É?

Os cuidados de enfermagem domiciliares ou enfermagem assistência domiciliar são mais completos, se comparados ao tradicional cuidador de idosos. São disponibilizados enfermeiros e técnicos de enfermagem para a enfermagem na atenção domiciliar, tanto com agendamento marcado, quanto para acompanhamento integral, parcial ou enfermagem domiciliar 24 horas.

Na enfermagem atendimento domiciliar home care os profissionais ficam responsáveis pela aplicação de medicamentos injetáveis, coleta de exames laboratoriais, execução de exames portáteis como o eletrocardiograma, espirometria, eletroencefalograma ou raio-x. Também podem executar tarefas de higiene, alimentação, medicação oral e curativos, entre outros. Esses serviços costumam ser muito solicitados para cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico e cuidados de enfermagem a pacientes oncológicos.

QUANDO O ATENDIMENTO É FEITO ATRAVÉS DO PLANO DE SAÚDE

Quando a contratação do home care é feita pelo plano de saúde, é necessário ter solicitação e recomendação médica. Nesses casos, o pedido de autorização para a internação domiciliar ou cuidados de enfermagem home care deve ser feito, preferencialmente, quando o paciente ainda está internado. Nos documentos da solicitação para saúde e enfermagem assistência domiciliar deverão constar, de forma detalhada, quais serviços de assistência domiciliar deverão ser prestados na residência do paciente, quais profissionais necessários (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc), quais recursos e materiais necessários, se haverá necessidade de locação de equipamentos médicos hospitalares ou remoção de ambulância, entre outros. Dependendo do caso e do tipo de plano de saúde contratado, além do atendimento domiciliar home care, os convênios médicos podem cobrir remoção de ambulância com enfermeiros para atendimento domiciliar de seus conveniados.

ATENDIMENTO HOME CARE DE ENFERMAGEM, COMO FUNCIONA?

No atendimento de enfermagem domiciliar, os profissionais de saúde realizam seu trabalho acompanhando também a evolução do tratamento do paciente, principalmente quando foram iniciados em ambiente hospitalar. A enfermagem na atenção domiciliar é gerenciada pela equipe multidisciplinar do Grupo Bem Me Care Saúde, e quando necessários, são reportados para a equipe médica inicial do hospital.

O QUE FAZER SE O PLANO DE SAÚDE SE NEGAR A FORNECER O ATENDIMENTO DOMICILIAR?

Quando for o caso de indicação médica, os planos de saúde têm obrigação de fornecer o atendimento domiciliar. Apesar de não estar previsto na lista coberturas obrigatórias dos planos de saúde, o atendimento domiciliar home care já costuma ser incluído entre os serviços cobertos pelos planos. Mesmo que o contrato não inclua o atendimento de enfermagem domiciliar, dependendo do caso, o Poder Judiciário entende que a internação domiciliar pode ser um direito do paciente, cuja cobertura não poderá ser negada. Para isso, existem escritórios de advocacia com profissionais especialistas em plano de saúde, que podem oferecer o suporte legal necessário que garanta o atendimento home care ao paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *