Cuidados de Enfermagem para Idosos Acamados

Cuidados de enfermagem para o idoso acamado exigem atenção em tempo integral. O idoso acamado, mais vulnerável a certas complicações, depende do auxílio de outra pessoa para executar inúmeras atividades diárias. Como passam a maior parte do tempo deitados, cuidados de enfermagem aos idosos acamados são necessários para garantir seu bem-estar e saúde.

Cuidados de enfermagem para idosos com Alzheimer

É muito importante que o idoso acamado não fique na mesma posição na cama durante o dia todo, para evitar o surgimento de escaras. Causadas pela má circulação sanguínea, essas feridas, também chamadas de úlceras de pressão são tratadas com antibióticos e curativos. Em casos extremos, as escaras podem destruir a pele do idoso, deixando ossos e músculos expostos. Para evitar escaras em idosos acamados, é necessário movimentá-los de duas em duas horas. Nos cuidados de enfermagem com paciente idoso acamado, evite mudanças bruscas de posição, que elevam a pressão arterial, causando tonturas e desmaios.

O quarto do idoso acamado deve ser arejado, iluminado e limpo. Troque as roupas de cama do idoso acamado todos os dias ou com mais frequência, se necessário. Nos cuidados de enfermagem para o idoso, os banhos de sol também são imprescindíveis para saúde e qualidade de vida nos cuidados de enfermagem em idosos. Sempre que possível, abra as cortinas do quarto e deixe a luz do dia entrar. Leve-o para tomar sol, pois isso enriquece a pele de vitamina D e fortalece os ossos.

Nos cuidados de enfermagem para pacientes idosos, a limpeza da boca e dos dentes deve ser feita com a cabeceira da cama elevada, depois de cada refeição. Nos cuidados de enfermagem com idosos institucionalizados, os banhos precisam ser diários, pois são essenciais para garantir a saúde da pele. Só devem ser dados na cama quando a pessoa cuidada não consegue se locomover até o chuveiro.

 Alimentação do idoso acamado

Os momentos de refeições diárias podem se transformar em pequenos exercícios físicos nos cuidados de enfermagem idoso acamado. No plano de cuidados de enfermagem para idoso acamado, é importante que o doente fique sentado, e não deitado, quando for consumir líquidos ou comer. Importante lembrar que a dieta deve ser balanceada e com acompanhamento profissional, mesmo quando os cuidados de enfermagem ao paciente idoso forem em domicílio. Alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais são recomendados.

No plano de cuidados de enfermagem para idosos, no momento das refeições e de tomar a medicação, coloque a pessoa sentada confortavelmente, na posição mais ereta possível. Jamais ofereça água ou comida quando ela estiver deitada, sonolenta ou engasgada.

Outros cuidados com o idoso acamado

Nos cuidados de enfermagem a idosos, mudanças no apetite, na temperatura corporal, na pele, na frequência respiratória e no nível de consciência devem ser relatadas ao médico. Registre qualquer alteração por escrito. Em caso de vômito, vire o idoso de lado para garantir sua segurança. Se isso ocorrer com frequência, avise o médico, pois há risco de desidratação.

Por ficar deitado por longos períodos, é comum que o idoso acumule secreção nos pulmões. Na assistência de enfermagem em idosos, ofereça bastante líquido e estimule o idoso a fazer exercícios respiratórios. Nos cuidados de enfermagem para um paciente idoso, não esqueça do emocional, estimule-o com materiais de leitura, televisão, música, carinho e boa conversa.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *