Fisioterapia home care para idosos

A velhice traz consigo diversas alterações naturais no organismo, como perda gradativa da capacidade visual e da massa óssea, redução da força muscular e falta de condicionamento físico, além de doenças comuns que atingem os idosos. A fisioterapia home care para idosos une cuidados geriátricos ao conforto de ser atendido na própria casa. A fisioterapia geriátrica trabalha na reabilitação física, prevenção e tratamento de doenças em pessoas da terceira idade, promovendo a saúde e melhorando a qualidade de vida dos idosos.

A fisioterapia domiciliar home care tem se tornado uma tendência cada vez mais crescente na vida dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado e individualizado. As pessoas optam pela fisioterapia em casa pela flexibilidade de horários, impossibilidade de locomoção do idoso até a clínica, maior conforto ou recomendação médica. Além disso, a presença da família ou dos acompanhantes durante as sessões de fisioterapia em casa pode ser muito significativa para a reabilitação física do idoso.

Os fisioterapeutas home care especializados nos cuidados de idosos estão preparados para agir sobre as particularidades que esse grupo necessita, como cuidados pós-operatórios de cirurgias, recuperação de fraturas, AVC, tratamento de Alzheimer, Parkinson, labirintite, artrite, artrose e dores na coluna, prevenção de quedas no idoso, depressão em idosos, doenças cardiovasculares, auxílio ao idoso acamado e reabilitação física preventiva.

As sessões de fisioterapia home care em idosos são feitas respeitando os limites e as possibilidades dos idosos. São usados acessórios para treino de força, equilíbrio, coordenação motora e melhora da marcha, além de serem feitas orientações para atividades diárias, estendendo o tratamento. 

A fisioterapia domiciliar costuma ser muito indicada para idosos acamados. Os exercícios para idosos acamados são indicados para melhorar a elasticidade dos músculos e facilitar o movimento das articulações. Dessa forma, evita-se a atrofia, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo o aparecimento de escaras. O idoso acamado deve fazer exercícios respiratórios e de mobilidade para o fortalecimento das articulações e dos músculos.

A fisioterapia home care oferece muitos recursos para que o idoso se recupere de lesões ou enfermidades. São usadas técnicas manuais, com aparelhos ou equipamentos, da mesma forma que seriam nas clínicas, pois os materiais necessários podem ser deslocados até a residência do idoso. A fisioterapia feita em casa proporciona ao idoso tratamento individual e especializado, comodidade, praticidade e bem-estar. Além disso, a economia de tempo, recursos financeiros e facilidade para adaptar o ambiente domiciliar às necessidades do idoso, aceleram sua recuperação.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *