Idosos Precisam de Cuidados Especiais

A idade avançada pode trazer algumas limitações físicas, demandando cuidados especiais para idosos. Esses cuidados especiais podem ser necessários tanto em idosos saudáveis que mantém certa autonomia, quanto para idosos dependentes ou acamados. Mais vulneráveis a certas situações, cuidados de enfermagem para idosos acamados são necessários, pois eles muitas vezes necessitam de diferentes tipos de ajuda.

Tanto para idosos que vivem sozinhos ou que moram com suas famílias, é importante que um familiar ou cuidador assegure que ele esteja em segurança, principalmente se for o caso de cuidados de enfermagem para pacientes idosos.

Cuidados de enfermagem para prevenção de quedas em idosos

Zelar pela segurança do espaço pode evitar acidentes. Escadas, degraus e tapetes são um perigo para os idosos. Manter a casa bem organizada, ter piso e tapetes antiderrapantes nos cômodos, principalmente no banheiro e no quarto do idoso, evita possíveis quedas. Elimine pisos soltos ou molhados, móveis pequenos espalhados pelos cômodos ou qualquer outro obstáculo que possa causar acidentes.

As melhores casas de repouso em sp contam com assistência nos cuidados de enfermagem, seja qual for a situação e saúde. Na Casa de Repouso Bem Me Care os cuidados de enfermagem aos idosos são sempre acompanhados por profissionais que garantem sua segurança em todos os momentos. É importante que os cuidados de enfermagem para pacientes idosos sejam feitos de maneira satisfatória.

A higiene deve estar no plano de cuidados de enfermagem para idosos

É importante verificar se os banheiros oferecem segurança para os idosos. Barras de segurança no chuveiro e no vaso sanitário, cadeiras ou assento de segurança para se ensaboar ou descansar durante o uso podem garantir que os cuidados de enfermagem para higiene do idoso sejam feitos com segurança, evitando acidentes.

Outra coisa importante é supervisionar a higiene bucal e cuidados com a pele do idoso. É muito importante manter a pele do idoso bem hidratada. No caso dos cuidados de enfermagem para incontinência urinária em idosos, é importante não deixar de trocar as fraldas sempre que necessário para evitar machucados.

Cuidados de enfermagem para idosos com Alzheimer

Cuidar de idosos com Alzheimer requer responsabilidade e comprometimento. Nos cuidados de enfermagem a idosos, é importante que eles tenham uma alimentação balanceada e adequada. É comum haver carência de nutrientes nessa etapa da vida, então nas refeições de todos os idosos é importante que tenha a presença de alimentos saudáveis como verduras, legumes, frutas e sucos naturais. Não esquecendo dos grãos, fibras, derivados do leite e água. Outra coisa muito comum em idosos é eles esquecerem de se hidratar, então é importante que os responsáveis por seus cuidados se assegurem que eles bebam bastante água durante o dia.

É comum muitos idosos desenvolverem restrições alimentares, como restrição de sal, açúcar, alimentos ricos em gorduras, entre outras. Nos cuidados de enfermagem a idosos a atenção para a nutrição dos idosos é levada a sério. Existem profissionais especializados em nutrição para idosos, então vale a pena procurar orientação do nutricionista para elaboração de uma avaliação nutricional para idosos e orientação para uma dieta apropriada.

Cuidar da rotina de medicamentos e consultas médicas

Tanto nos cuidados de enfermagem ao idoso institucionalizado quanto nos cuidados de enfermagem ao paciente idoso em domicílio, é comum o uso de diversos medicamentos, seja para controle do diabetes, da pressão alta ou outras doenças relacionadas à idade. Para que os remédios sejam tomados da forma correta, ajude o idoso na organização, deixando os medicamentos separados por horário. Cuide para que ele tome somente os remédios receitados pelo médico, na quantidade e no horário indicados.

A auto medicação é ainda mais perigosa nessa faixa etária, principalmente no caso dos cuidados de enfermagem em idosos com depressão. Monitore o uso dos medicamentos, agende as consultas médicas e odontológicas regularmente de acordo com a saúde do idoso, e nunca deixe de acompanhá-lo nas idas ao médico e internações.

Estimular o convívio social e atividades físicas para o idoso

Outra coisa muito importante é garantir que o idoso mantenha uma vida social ativa. Além dos cuidados de enfermagem em idosos, não esqueça de proporcionar momentos de lazer. Além de trazer benefícios físicos, é útil para manter a saúde mental do idoso.

A prática de atividades físicas orientadas fará com que o idoso interaja com outras pessoas. Atividades que estimulem o raciocínio e as funções cognitivas também fazem toda a diferença na saúde do idoso. Cuidados com idosos requerem disposição em ajudar o próximo, mas ao mesmo tempo pode ser muito gratificante e prazeroso contribuir na vida daqueles que fizeram tanto por nós.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *