Musicoterapia para Idosos

A Casa de Repouso Mooca Bem Me Care acreditana influência da música como terapia complementar, preventiva e recuperadora, proporcionando recurso auto expressivo, no que se refere à harmonia do corpo e da mente. A Musicaterapia Para Idosos tem função importante na restauração do equilíbrio físico, psicológico e espiritual, proporcionando aumento no bem estar e elevando as condições de saúde.

A música é uma rica linguagem de comunicação universal, pois possibilita ao ser humano a demonstração dos seus sentimentos, facilitando o controle e manejo da dor, auxílio à percepção e ritmo motor, sendo utilizada em vários casos de enfermidades ou simplesmente, na contemplação da vida.Para muitas pessoas, a música é somente uma forma de entretenimento, quando na verdade, significa muito mais do que isso. Musicoterapia é um tratamento que utiliza melodias, ritmos e harmonia de canções no tratamento de doenças físicas e emocionais.

Para que Serve a Musicoterapia para Idosos?

Indicada para públicos de todas as idades, a Musicoterapia é bastante eficaz na Reabilitação Física De Idosos. Atuando na prevenção e com resultados no tratamento de diversas doenças, a Terapia Da Música busca, dentro das limitações de cada idoso, estimular maior interação social, desenvolvendo potenciais e restaurando algumas funções comprometidas pelo envelhecimento.

Através do som, de palavras e gestos, a Musicoterapia Em Idosos torna-se uma alternativa para quem tem dificuldade de expressão e problemas de comunicação, proporcionando maior exteriorização dos sentimentos e aumentando a motivação para os idosos aderirem aos seus tratamentos.

Os Terapeutas Musicais estimulam seus pacientes em aspectos como memória, expressão, comunicação e sociabilidade, através da música cantada ou instrumental. Não é necessário ter noção musical e pouco importa qual o tipo de problema apresentado.

Em vez de longas conversas, os utilizam sons e movimentos para estimular o autoconhecimento de pacientes com os mais variados tipos de doença. Com canções, canto, estalo de dedos, palmas e outros barulhos feitos com o próprio corpo, observam e analisam o comportamento corporal dos idosos e a forma como produzem as sonoridades. Depois avaliam as necessidades de cada idoso, indicando o melhor tratamento.

Benefícios da Musicaterapia em Idosos

Na Casa de Repouso Mooca Bem Me Care, a Musicoterapia Com Idosos promove estimulação sensorial e intelectual, melhorando a relação do idoso com seus familiares e cuidadores. A Musicaterapia é indicada para indivíduos com problemas motores, de comportamento e linguagem, depressão, autismo, esquizofrenia e outras deficiências mentais graves. Pessoas que sofreram derrame, tensas, com transtornos alimentares, dificuldade em lidar com o envelhecimento e câncer também se beneficiam desse tratamento.

Bastante eficaz para aliviar a dor causada por doenças incuráveis, como Parkinson e Alzheimer, a Musicoterapia incentiva o movimento, a memória, ajuda na expressividade, no controle da respiração e da fala, além de distribuir muita felicidade entre os pacientes. Essa terapia ajuda a retardar e amenizar os sintomas que agravam tanto a funcionalidade da pessoa, com aulas semanais que ajudam na expressividade e controle do próprio corpo.

Musicoterapia Para Idosos

A definição de Musicoterapia é de uma técnica terapêutica que utiliza a música no tratamento de diversos problemas de saúde, estimulando o cérebro, melhorando a expressão corporal e aumentando a autoestima. Nos idosos, a musicoterapia os beneficia em vários aspectos, como melhora no humor, concentração e raciocínio lógico. 

MUSICOTERAPIA, O QUE É?

Mas afinal, o que é Musicoterapia? É a utilização da música por um profissional qualificado, o musicoterapeuta, em um processo que visa facilitar comunicação, relacionamento, aprendizado e mobilidade, afim de atender às necessidades do paciente. Através do ritmo, melodia e harmonia, a musicoterapia melhora a saúde física, emocional, mental, social e cognitiva do indivíduo. Através da terapia da música, há prevenção, reabilitação e tratamento do paciente, que também desenvolve potenciais e restaura funções.

PARA QUEM SE DESTINA A MUSICOTERAPIA?

O musicoterapeuta usa o método para auxiliar pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos. A terapia pode ser desenvolvida junto a equipes multidisciplinares de saúde, formadas por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores. Também pode ser um processo autônomo realizado em consultório de musicoterapia sp.

COMO É FEITA A MUSICOTERAPIA?

A musicoterapia é regulamentada, podendo ser realizada de forma individual ou em grupo. Na sessão receptiva, o musicoterapeuta toca música para o paciente. Na sessão ativa, os próprios pacientes tocam instrumentos musicais, cantam, dançam ou participam de atividades.

MUSICOTERAPIA É BOM PARA QUÊ?

Os vários tipos de sons utilizados na sessão de musicoterapia em sp abrem os canais de comunicação e geram reações, o que permite exteriorizar traumas, medos, energias e emoções negativas. Depois da sessão, percebe-se crescimento emocional, afetivo e social do indivíduo.

Entre os diversos benefícios da musicoterapia, destacam-se sua ação antidepressiva, combate à insônia, auxílio na reabilitação física, diminuição de náuseas decorrentes de quimioterapia, redução da quantidade de sedativos e analgésicos após uma cirurgia e ajuda na redução do tempo de permanência no hospital.

A MUSICOTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS NA TERCEIRA IDADE

O tratamento da musicoterapia para idosos pode ser desenvolvido através de músicas cantadas ou apenas através de músicas instrumentais. É possível utilizar instrumentos durante o tratamento como violão, flauta e percussão. Porém, o objetivo da musicoterapia não é o ensino, ou seja, os pacientes não necessariamente aprendem a tocar instrumentos. O intuito da musicoterapia para idosos é que, através dos instrumentos, haja a possibilidade do idoso expressar emoções a partir dos sons, onde as funções expressivas, criativas e de coordenação são trabalhadas.

A MUSICOTERAPIA PREVINE DOENÇAS EM IDOSOS

Muitas pessoas ainda não sabem, mas a música pode ser uma ferramenta de prevenção. A musicoterapia para idosos auxilia a reabilitação física, social e mental dos pacientes, oferecendo alívio para dores crônicas e estresse.

Por meio da musicoterapia, música, ritmo, timbre e melodia são utilizados com objetivos terapêuticos. A musicoterapia em idosos promove mais qualidade de vida, melhora comportamento social, expressão emocional e funções cognitivas como memorização, atenção e orientação espacial.

MUSICOTERAPIA PROMOVE REABILITAÇÃO FÍSICA EM IDOSOS

Outros benefícios da musicoterapia para idosos vão desde facilitar mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, a prevenir problemas cardiovasculares como pressão alta ou insuficiência cardíaca. Na sessão de musicoterapia, os idosos participam de diferentes tipos de atividades que envolvam música, como cantar, brincar, improvisar e criar, ao mesmo tempo que incluem tempo para discutir problemas e preocupações.

Musicoterapia para idosos afasta a solidão, proporcionando apoio emocional e qualidade de vida. Esta atividade ajuda a compartilhar as preocupações que surgem naturalmente com a idade, evitando o desenvolvimento de problemas como depressão, diminuindo a ansiedade e ajudando a controlar pressão arterial e frequência cardíaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *