Reabilitação Física devolve Qualidade de Vida ao Idoso

Diante das perdas das capacidades físicas que afetam a rotina de maneira negativa, a reabilitação física para idosos é grande aliada e parte essencial do tratamento geriátrico, que busca devolver qualidade de vida ao idoso.

No caso da desospitalização de idosos, por exemplo, se uma pessoa acima de 60 anos após sofrer um AVC, tiver comprometimento dos movimentos de uma perna e passa a ter muita dificuldade de caminhar. Como efeito colateral, essa pessoa pode ter diversos problemas, como diminuição da locomoção e sentimentos negativos como vergonha ou sensação de invalidez, com consequente isolamento, deixando de participar de reuniões, passeios de família e encontros com amigos. Nesse caso, um tratamento de reabilitação do idoso pode fazer toda a diferença na recuperação dos movimentos da perna, evitando o surgimento de uma depressão ou outras doenças ainda mais sérias.

A reabilitação geriátrica é fator chave para a saúde de pessoas com funcionalidades comprometidas

A reabilitação em idosos deve acontecer após um acidente ou doença provocando limitação ou dependência, tornando a pessoa incapaz de cumprir tarefas simples de sua rotina e comprometendo a qualidade de vida. A reabilitação para idosos deve ser vista como uma estratégia terapêutica que pode ser aplicada em qualquer momento.

A reabilitação de idosos busca recuperar o potencial físico, psicológico e social do paciente, através de fisioterapia em clínicas de idosos ou até mesmo na casa do paciente através de atendimento home care. Além disso, a reabilitação do idoso também envolve o uso de ferramentas como arteterapia para idosos ou musicoterapia em casa de repouso.

Processo de desospitalização do idoso

Pessoas idosas são acometidas com mais frequência às internações hospitalares e maior tempo de hospitalização, impactando negativamente na qualidade de vida. Entre as principais causas associadas à hospitalização de idosos estão sequelas de AVC, fraturas resultantes de quedas, problemas circulatórios ou respiratórios e câncer, entre outras.

Após a alta hospitalar, o idoso costuma ficar mais fragilizado, dependente e inseguro, com risco até de sofrer quedas e lesões. Diante desse quadro, é feito um trabalho de desospitalização e reabilitação do idoso, buscando restaurar a saúde, a recuperação de acidentes em idosos ou aliviar os efeitos colaterais provocados por doenças permanentes.

Quando buscar uma clínica de idosos para reabilitação física?

Muitas pessoas acreditam que o hospital é o lugar mais adequado para a recuperação completa do idoso, porém, quanto mais longo o tempo hospitalizado, maior o risco de infecções, perda da capacidade funcional ou agravamento de outras patologias. A reabilitação idoso fisioterapia é indicada até nos casos onde o idoso apresenta um quadro estável, com uma recuperação mais lenta.

O apoio familiar ofertado na forma de cuidado pode causar efeitos positivos na saúde e bem-estar do idoso durante a reabilitação. Mas, mesmo com todo o suporte e acolhimento, a desospitalização do idoso costuma provocar estado de fragilidade, podendo ser desafiador tanto para o idoso quanto para os familiares. Nem sempre é possível garantir que somente o cuidado familiar conseguirá prover a assistência adequada com a regularidade necessária. Em muitos casos, o idoso possui necessidades específicas, como frequência de fisioterapia, auxílio para o banho e alimentação, exigindo rotinas rígidas, comprometendo a vida social da família, gerando desgaste físico e emocional inclusive para o idoso.

Reabilitação física em clínica de idosos

A Casa de Repouso Bem Me Care entende essa situação. Com uma completa estrutura em todas as suas unidades, a clínica para idosos Bem Me Care oferece tratamento de reabilitação física para idosos. Planejada para atender idosos em processo de desospitalização ou que necessitem de reabilitação, toda a infraestrutura é composta por instalações apropriadas e uma equipe multidisciplinar que busca oferecer o melhor em cuidados de idosos.

A clínica para idosos Bem Me Care busca proporcionar o que há de mais moderno e confortável para a recuperação de idosos após acidentes ou cirurgias e nos cuidados para idosos com dependência parcial ou total. A Casa de Repouso Bem Me Care busca oferecer mais qualidade de vida através da reabilitação física para idosos, para aqueles que colocam sua recuperação e saúde aos nossos cuidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *