Reabilitação Física para Idosos

Recuperação pós acidentes ou cirurgias é difícil para a maioria das pessoas, não importa a idade. Mas para os idosos, esses eventos se tornam ainda mais complicados. A recuperação física para idosos precisa ser acompanhada de perto, com muitos detalhes, seja com alimentação, medicamentos, cuidados médicos e fisioterapia, além de ser preciso, muitas vezes, atenção com relação a doenças pré-existentes.

A Importância da Reabilitação Física para Idosos

A reabilitação física para idosos é feita através de exercícios corporais, planejados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais,que geram diversos benefícios nas atividades diárias. Em casas de repouso, os cuidados com idosos produz efeitos visíveis na saúde física dos idosos, melhorando força, flexibilidade, equilíbrio, humor, memória e pensamento, entre outros.

A reabilitação física para idosos em casas de repouso busca devolver a independência do idoso que sofreu um acidente ou uma cirurgia. Além de aumentar a tolerância a exercícios, a reabilitação física em idosos provoca impacto na mortalidade, taxas de doenças e auto estima do idoso. O idoso que passa pela reabilitação física em casa de repouso tem visível aumento de bem estar e auto estima, devido à redução do medo de cair e sofrer lesões com efeitos indesejáveis.

Benefícios da Reabilitação Física em Idosos

Além de auxiliar na recuperação pós acidente e recuperação pós cirurgias, a reabilitação física auxilia muito no combate a artrose em idosos. Um problema de saúde muito comum nessa faixa etária são as doenças degenerativas articulares, as famosas artroses, que não têm cura. Comum na velhice, a maioria das pessoas vai ter artrose em menor ou maior grau.

Remédios, protetores articulares, remodeladores de cartilagem e fisioterapia não vão curar a artrose, mas sim, minimizar as consequências dessa lesão degenerativa, melhorando a qualidade de vida do idoso. Aliada a um acompanhamento médico, medicamentos e apoio nutricional, a fisioterapia para idosos fortalece a musculatura em casos de artrose, diminuindo a sobrecarga nas articulações, aliviando um pouco a dor e proporcionando mais qualidade de vida.

Reabilitação Física melhora a Imunidade do Idoso

Para idosos que estejam desenvolvendo uma crise aguda de algum processo infeccioso ou inflamatório, a Reabilitação física melhora a imunidade. É preciso ficar atento a modificações repentinas na saúde dos idosos como gripe, dor de garganta, sinusite e infecção urinária, entre outros. Principalmente em idosos que possuem problemas cardíacos ou respiratórios e, repentinamente, apresentem dores no peito, dificuldade para respirar, respiração ofegante e dificuldades motoras, entre outros sintomas.

Além disso, a reabilitação física em idosos ajuda nas atividades cotidianas. A fraqueza e a dificuldade de locomoção são fatores frequentes que impedem o idoso de realizar tarefas comuns do dia a dia, como tomar banho sozinho, levantar, ir ao banheiro e se alimentar. Durante os cuidados com idosos, é importante ficar atento e fazer os procedimentos de enfermagem para idosos adequados.

A reabilitação física é fundamental para a saúde de idosos com funcionalidades comprometidas

A reabilitação física em idosos trabalha a parte neurológica, endócrina, biomecânica, cardiovascular e respiratória.Isto é, perder capacidades físicas afeta fortemente a rotina de maneira negativa. Após os 60 anos, é mais comum sofrer com doenças incapacitantes.

Por isso, a reabilitação deve ser vista como uma estratégia terapêutica que deve ser aplicada em qualquer momento. Todas as ações que visam a recuperar o potencial físico, psicológico e social do paciente podem ser chamados de tratamentos de reabilitação física. Podem ser sessões de fisioterapia em idosos, ou ainda, prática de atividades físicas, recreativas ou lúdicas.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *